sexta-feira, 26 de agosto de 2011

AS FRENÉTICAS





Na semana passada em Juiz de Fora/MG teve a RAINBOW FEST que já está em sua 14° edição. Uma festa de celebração a diversidade que tem seu auge na eleição da Miss Brasil Gay. No sábado a parada GLBT tomou conta das ruas da cidade  dando um banho em qualquer preconceito que possa ainda resistir. Eu, que todos os anos marco meu “ponto”, devo dizer que o que mais me lembro de  todas as edições foi o show das Frenéticas. Chego a arrepiar só de lembrar a energia das “meninas” no palco. De  adultos à crianças cantavam  cada música. Acho eu que quando Motta resolveu colocar em sua  discoteca Frenetic Dancing Days, garçonetes vestidas de colam que no meio da noite cantavam pra alegrar a clientela, não imaginava que As Frenéticas se formaria e se tornaria a marca da  Disco brasileira. Suas músicas viraram febre nos anos 70, ganharam disco de ouro, emplacaram dois sucessos em abertura de novelas e até hoje são lembradas mesmo por aqueles (que como eu) não viveram nesse período. Deixo aqui duas das minhas músicas favoritas, no mais fica o conselho: “Abra suas asas solte suas feras, caia na gandaia entre nessa festa...”.

Prazer em conhecer somos as tais Frenéticas 









4 comentários:

Valkyria disse...

Adoroooooooooo!!!!!

Nanda/JF disse...

Eu tb estava lá amiga, quase morri de tanto dançar com elas. Banda como essas são eternas, estão acima do tempo.

Teresa Gaudêncio Santos disse...

Podes não acreditar, ainda mais por eu ser Portuguesa e viver em Portugal. Mas gosto muito das Frenéticas. A minha razão chama-se Ópera do Malandro, que como sabes sou fãzérrima! "Ai se eles me pegam agora", que são elas que cantam, é uma das minhas faixas preferidas, pela energia!
:-))
Aqui fica: http://youtu.be/zWa6yJwB1RY

Teresa Gaudêncio Santos disse...

Olá, olá! Obrigada pela visita lá no meu blogue!
Com que então, fado!!! Deixa-me muito contente essa tua curiosidade :-)
O fado é a música da alma portuguesa...
Posso referir-te os clássicos, como a Amália (que por certo conheces), a Teresa Tarouca. a Maria da Fé, ou mesmo o Alfredo Marceneiro. Confesso que não sou grande apreciadora desses nomes do fado mais tradicional. Neste campo o meu preferido é o Carlos do Carmo. 50 anos de carreira, uma voz invejável e uma qualidade inimitável.
Depois, temos os chamados "novos valores do fado". São jovens, modernos e cantam um fado mais poético, mais lírico. Com melhores arranjos, outras influências.
Neste capítulo, o nome mais sonante é a Mariza, mas também aqui lamento dizer-te mas não sou apreciadora da sua interpretação e do seu estilo. Prefiro nomes como o Camané, o Marco Rodrigues, a Ana Moura ou a Mafalda Arnauth.
Posto isto, aqui ficam alguns links para apreciares devidamente:

- Carlos do Carmo: http://www.youtube.com/watch?v=_yDwZJ2Pf1M&feature=related (um fado canção, com umas imagens da nossa Lisboa)
- Carlos do Carmo: http://www.youtube.com/watch?v=R__QS0BLnxE
- Carlos do Carmo: http://www.youtube.com/watch?v=GVIwZtIyHjE&feature=related
- Carlos do Carmo: http://www.youtube.com/watch?v=wqTDE4uFzq8&feature=related

E os mais modernos:
- Marco Rodrigues com Carlos do Carmo: http://www.youtube.com/watch?v=YgG2D4xxLCE&feature=related
- Marco Rodrigues com Mafalda Arnauth: http://www.youtube.com/watch?v=8UU-YCL7SkQ
- Só o Marco Rodrigues: http://www.youtube.com/watch?v=O_zo57bqyws&feature=related
deste Marco Rodrigues, qualquer exemplo é muuuito bom!!!)
- Ana Moura: http://www.youtube.com/watch?v=zreA3NgiPYE
- Camané: http://www.youtube.com/results?search_query=caman%C3%A9+sei+de+um+rio&aq=1&oq=caman%C3%A9

E fico por aqui, ou assustas-te! :-)

Postar um comentário